Tiro de Guerra 08-006: O braço do Exército Brasileiro em Caxias

4/24/2017 CoelhoNews 0 Comments


Na semana que passou foi comemorado o Dia do Exército Brasileiro. Atuando na proteção do território desde a Batalha dos Guararapes (em 19 de abril de 1648), contra os invasores holandeses, a instituição tem exercido papel relevante na manutenção da unidade e da integridade nacional. Em Caxias a corporação é representada pelo Tiro de Guerra 08-006.

A organização do TG de Caxias ocorre em acordo firmado com a prefeitura local. O órgão ocupa uma área total de 7.500m², possui importante e único estande de tiro da região, utilizado pelas forças de segurança do município pelo Tiro de Guerra de Codó. Seu atual chefe de instrução é o subtenente Augusto Franklin Barbosa e o instrutor subtenente Luiz Claudio Barcelos da Cunha.

Além do adestramento e a formação de 100 atiradores anualmente, a instituição militar dá apoio nos casos de calamidades públicas, catástrofes (podendo ser ou não por causas naturais) e até mesmo em campanhas solidárias, como ocorreu no último dia 18 em parceria com o Hemomar. O baixo estoque do banco de sangue do hemocentro motivou a mobilização, que contou com a participação dos reservistas e convidados.

"Nos sentimos orgulhosos por vestir a farda de uma instituição tão importante que é o Exército Brasileiro, que presta diversas atividades para a nação. Por Caxias ter um Tiro de Guerra, o jovem não precisa sair de sua cidade para cumprir seu serviço militar. Na formação dos reservistas formamos o caráter do cidadão", afirma o subtenente Augusto Franklin.

TG 08-006
O Tiro de Guerra de Caxias foi criado em 31 de outubro de 1945, através da Portaria nº 8.747. A instalação definitiva foi em 1º de fevereiro de 1946 e recebeu a denominação de TG nº 194. Sua sede inicial foi estabelecida na Praça da Constituição, no Largo de São Sebastião, tendo sido matriculados em sua 1ª turma 23 atiradores. Teve como 1º diretor efetivo e quem o instalou foi o 2º tenente R/2 Aluízio de Abreu Lobo. Seu 1º instrutor foi o 1º sargento Lourival da Silva Burlamarque. Em 18 de janeiro de 1968 passou a denominar-se TG 10-002.

Em março de 1972 teve a sua sede transferida para o endereço atual, avenida General Sampaio, Morro do Alecrim, tendo como instrutor o 2º sargento Antônio Pedro Carneiro.

A atual denominação de TG 08-006 decorreu da nova divisão territorial militar, a partir de 1º de março de 2014 sob a subordinação da 8ª Região Militar sediada em Belém.


Fonte: João Lopes via Portal Noca

Postagens relacionadas

0 comentários: