Descaso na saúde de Coelho Neto levando pessoas ao sofrimento

5/18/2017 CoelhoNews 0 Comments

SAÚDE CONTINUA SENDO UM GRAVE PROBLEMA EM COELHO NETO

Incubadoras do Hospital Municipal supostamente encontradas abandonadas.
(FOTO: Reprodução do Blog Observatório dos Cocais)
Com o descaso no setor da saúde do município, a população vem sofrendo constantemente, levando aos apelos e fazendo com que populares criem campanhas para conseguir tratamentos fora do município.

No início desta semana, nos deparamos com a triste situação de uma família que vinha sofrendo com a grave situação de sua criança. A situação levou aos amigos e familiares a recorrerem a uma campanha nas redes sociais para arrecadação de fundos para o tratamento de sua filha. A criança encontrava-se em uma grave situação, onde precisou urgentemente cuidados especiais em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Com a precariedade da saúde na cidade e a falta de assistencialismo da parte do governo municipal, a solução foi recorrer a capital piauiense, em busca de um tratamento emergencial digno.

Após a campanha criar força, pessoas ligadas ao governo tentaram se responsabilizar, querendo mostrar algum tipo de preocupação ou responsabilidade da parte administrativa, e só após a família lutar por um leito de uma UTI há praticamente uma semana, a Secretaria de Saúde de Coelho Neto conseguiu viabilizar, mostrando que tem forças e conseguindo meios legais para o tratamento fora da cidade.

Lembremos que; se é preciso um paciente recorrer a tratamentos fora da cidade, é porque realmente a Saúde desta cidade está em total descaso.

Observou-se que após a divulgação “em massa” da campanha, surgiu uma NOTA NÃO OFICIAL da Prefeitura de Coelho Neto, divulgada por funcionários e colaboradores do Governo Municipal, onde dizia:

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde estava fazendo o possível. Já garantiu a vaga na UTI onde a criança se encontra internada, inclusive já realizaram exames e descartaram a possibilidade de ser leucemia. Um profissional da saúde do município está acompanhando a família, todo o Suporte está sendo oferecido. ”

Com a entrada do novo prefeito, Américo de Sousa (PT), a falta de interesse em resolver os problemas na área da saúde se tornou bem preocupante, são problemas que vem se acumulando, como; a falta de exames laboratoriais, falta de medicamentos, precariedade nos atendimentos médicos, entre outros. O Governo Américo, através dos Blogs que fazem sua linha defesa, anunciam até um possível fechamento da Farmácia Popular na cidade, jogando a culpa para o Governo Federal. Os cortes de proventos dos profissionais da área da saúde também é algo que se questiona no governo, também ocorrendo no início da gestão Américo. Os médicos, os profissionais da área odontológica e também PSF, descontentam-se dos incentivos não repassados, sem contar com as denúncias populares, que todos os dias são espalhadas pelas redes sociais. OUÇA ALGUMAS ABAIXO.


Em janeiro, Blog aliado a nova gestão, fez uma suposta denúncia de que haveriam incubadoras nunca usadas e abandonadas no hospital municipal (VEJA FOTO DA MATÉRIA), e que a responsabilidade desses equipamentos abandonados seria da gestão anterior, que tinha como prefeito, Soliney Silva (PMDB). A atual gestão fez questão de mostrar as incubadoras abandonadas, mas não fez questão de divulgar as mesmas em funcionamento e sendo usadas, beneficiando a população que se beneficiam em períodos pós-parto.

Sem nenhuma atuação da parte da gestora que ocupa a frente do cargo, a Secretária de Saúde de Coelho Neto, Cristiane Bacelar, mostra-se desinteressada em responder os questionamentos da imprensa e principalmente dos populares, e até mesmo tentar rebater através dos Blogs e militância usada para a defesa do atual prefeito. Tentamos inúmeras vezes contato com a assessoria de comunicação da prefeitura (sem êxito). Não conseguimos obter alguma satisfação sobre os problemas relacionados, sendo que a secretária e os vereadores da base do governo tentam até culpar a imprensa local, por ter feito um papel coerente de cobrança para um serviço público de qualidade.

A saúde de coelho já recebeu mais de 6 milhões de reais, de janeiro até os dias atuais, é uma grande quantia para retirar a saúde da UTI, pelo menos nos primeiros meses do governo petista, e até agora não se vê interesses do atual gestor e principalmente de sua secretária de saúde, a ex-vereadora Cristiane Bacelar, que em períodos de campanhas política foi anunciada como condenada por improbidade administrativa e teve suas contas julgadas irregulares pelo TCE e pela Câmara Municipal. (VEJA AQUI)

FOTO: Reprodução Blog João Osorio
A saúde, como responsabilidade do município, é de obrigação se manter também com recursos enviados do Governo do Estado, no qual é um grande parceiro da cidade de Coelho Neto, criando uma aliança fiel entre o prefeito Américo de Sousa (PT) e o Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Observamos que em outros casos, a microrregião do Leste Maranhense, onde envolve as cidades de; Coelho Neto, Duque Bacelar, Buriti e Afonso Cunha têm grandes problemas para conseguir recursos para manter a saúde destes municípios, os casos são fatos esclarecidos, onde chegam a mandam seus pacientes de casos de urgências para serem atendidos na capital piauiense (quando conseguem) e até mesmo em Caxias, no Hospital Regional, que seria construído para atender toda a região leste, segundo o Governador Flávio Dino. Em muitos destes casos, Caxias não recebe estes pacientes e chega a enviar para o Hospital Regional de Presidente Dutra, fazendo com que os pacientes percorram uma estrada por mais de duas horas de viagem ( Caxias à Presidente Dutra = 173 km).

No início de abril, um rapaz se envolveu em um acidente de moto na cidade de Buriti, teve que ir às pressas para a cidade de Presidente Dutra, por falta de atendimento em sua cidade e nas cidades vizinhas; Duque Bacelar, Coelho Neto e Caxias, que são cidades de fácil acesso. O Garoto não resistiu e veio a óbito. (VEJA AQUI)
De Buriti à Presidente Dutra, percorre-se uma distância de 324 km, ou seja, 4 horas e meia de viagem.

Até quando os gestores dessa nova gestão irão deixar o povo agonizar por falta de uma saúde digna? Porque se depender de recursos financeiros, esse não é o problema.

VEJA TAMBÉM: Prefeitura de Coelho Neto járecebeu mais de 6 milhões para a Saúde

Postagens relacionadas

0 comentários: